top of page

Palestrantes

ÁLVARO ANTUNES (UFOP)

 É Professor Adjunto IV na Universidade Federal de Ouro Preto, lecionando na graduação e no programa de pós-graduação de História. Coordena o grupo de pesquisa Justiça, Administração e Luta Social e é pesquisador do grupo de pesquisa Cultura e Educação na América portuguesa, ambos cadastrados no CNPQ. Leciona e investiga História do Brasil Colônia, se dedicando aos seguintes temas e áreas: Prática de Ensino de História; História da Educação, História dos Livros e das Práticas de Leitura; História da administração; História do Direito e História da Justiça.

MARCUS VINÍCIUS DAS P. DORES (UFOP)
Acadêmico na área de Letras, com ênfase em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua como pesquisador no Departamento de Letras do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (UFOP), nas seguintes áreas: linguística histórica, paleografia e filologia. Integra o grupo de pesquisa "Estudo de gramática antiga e contemporânea (GEGRAM)", na condição de pesquisador. Possui interesse pelas seguintes áreas de pesquisa: ensino de língua portuguesa; história da língua portuguesa (sintaxe histórica, fonologia histórica); filologia.

RENATO VENÂNCIO (UFMG)

É Professor na Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, assim como Pesquisador do CNPq. Entre 2004-2008 foi Consultor Científico da FAPEMIG. Entre 2005 e 2008 dirigiu o Arquivo Público Mineiro, também atuando como Editor da Revista do Arquivo Público Mineiro. Atualmente desenvolve pesquisa a respeito da legislação arquivistica, financiada pelo CNPq-Bolsa Produtividade, e é Diretor da Diretoria de Arquivos Institucionais da Universidade Federal de Minas Gerais, DIARQ-UFMG.

FUNDAÇÃO DE ARTES DE OURO PRETO (FAOP)/Thales Vargas Gayen

Unidade da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, sediada no município de Ouro Preto |MG, nasceu em 1968 da sugestão do poeta Vinícius de Moraes, da atriz Domitila do Amaral, do escritor Murilo Rubião e do historiador Afonso Ávila como espaço para produzir e absorver arte. Com vistas a oferecer à cidade instrumento capaz de incentivar o papel de pólo irradiador de cultura, o então governador de Minas Gerais, Israel Pinheiro confiou a Murilo Rubião a tarefa de implantar a FAOP.

ALEXANDRE AGNOLON (UFOP)

É Professor de Estudos Clássicos do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) desde 2009. Possuo Graduação em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e suas Literaturas e Língua e Literatura Latina pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Mestre e Doutor em Letras Clássicas pela USP; também cumpri estágio científico na Universidade de Oxford, no Reino Unido.

GUILHERME  MACIEL (UFMG)

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2001) e mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente, cursa doutorado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais e pela Universidade de Coimbra (Portugal). É professor de História no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, campus Ouro Preto).

bottom of page